"Sorvetes podem combater males como cãibras, anemia e gases"

"Sorvetes podem combater males como cãibras, anemia e gases"

Pesquisando, encontrei, gostei, artigo informativo, 
 creditos e fontes, merecidamente para:http://blogdoivandro.blogspot.com/



"  Que sorvete faz bem para o espírito e alivia o peso de um dia quente todo mundo sabe. Mas, recentemente, alguns fabricantes tentam convencer os consumidores de que ele também pode combater anemia, gases e insônia, entre outros benefícios. Em agosto, auge do verão europeu, uma grande sorveteria artesanal da Espanha lançou 12 sabores de sorvetes chamados de terapêuticos. O de valeriana, erva-cidreira e tília é indicado para reduzir o estresse; para minimizar gases, é sugerida uma bola do de erva-doce. Na mesma linha, pesquisadores da Nova Zelândia divulgaram em outubro uma pesquisa,



em fase de testes clínicos, para o desenvolvimento de um sorvete que ajudaria a combater os efeitos colaterais da quimioterapia.

Com o nome Recharge (recarga, em inglês), o produto contém princípios ativos derivados do leite que podem aliviar a diarreia e a falta de apetite dos pacientes que estão em tratamento. Por aqui, a sorveteria Taperebá, em São Paulo, lança nesta semana cinco sabores que prometem ajudar a saúde.   "  A preocupação em escolher um produto terapêutico é mundial. Acredito que os brasileiros tenham uma vocação maior para se preocupar com a saúde", diz Rogério Hamam, proprietário da sorveteria.

Para estimular o bronzeado, a empresa criou o sorvete de laranja, cenoura e gengibre, com sabor que lembra o suco da fruta com o legume. Contra cãibras, é oferecida uma mistura de banana, graviola e água de coco --a banana e a água de coco contêm potássio, que ajuda a evitar o problema. O de abacate com nozes é indicado para auxiliar na saúde do coração, ao fornecer gorduras monoinsaturadas. No entanto, por ser preparada com alimentos calóricos, essa opção deve ser consumida com cautela, pois o excesso de peso também pode causar problemas no sistema cardiovascular.

Todos os sorvetes feitos de frutas naturais poderiam ser chamados de terapêuticos. Mas esses têm uma soma especial de ingredientes. E sorvete é algo agradável para ser consumido, principalmente pelas crianças", defende a nutricionista Aline Silva, consultora da Taperebá, que ajudou a desenvolver os sabores. A nutricionista exemplifica a teoria com o sorvete sugerido para ser usado contra anemia, preparado com açaí e beterraba, que contêm ferro, e suco de laranja --fonte de vitamina C, que auxilia na absorção do mineral.

A opção feita de mel com gengibre é considerada anti-inflamatória.


    "  O sorvete é um alimento interessante e saudável e é indicado para compor uma dieta equilibrada. Mas entre falar desses benefícios e oferecer uma comprovação científica há léguas de distância", pondera o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia). A nutricionista Ana Maria Lottenberg, da disciplina de endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), também minimiza os efeitos diretos dos sorvetes terapêuticos.

"   Existe uma forte tendência em associar nutrientes isoladamente como uma possibilidade de prevenção e de tratamento de diversas doenças, mas isso não significa que, sozinhos, possam ter alguma ação, " explica a nutricionista. Se os especialistas são céticos com relação aos benefícios diretos desse tipo de sorvete, é possível afirmar que, ao menos, consumir o produto ajuda a aliviar um pouco a consciência.

Todos são preparados sem gordura do tipo trans e com ingredientes naturais, segundo os fabricantes. Em alguns casos, sorvetes cremosos contêm teores elevados de gordura. "   É bom, desde que faça parte de uma alimentação equilibrada.  




Se você ingere regularmente 

iogurte, 
chocolate com alto teor de cacau, 
linhaça e 
peixes,
por exemplo, 
a junção dos compostos bioativos 
vai favorecer a
proteção contra doenças",






http://saudediversascategoriasdicas.blogspot.com

Postar um comentário

0 Comentários