SONO

SONO

S O N O

"SEUS FILHOS"


"Sono

da criança:

dormir pouco traz impactos no peso e

no comportamento do seu filho"



"Déficit de atenção, hiperatividade, impulsividade e sobrepeso podem ser resultados da falta de qualidade de sono e de poucas horas de descanso. Confira o que você pode fazer para ajudar seu filho a descansar melhor"


Ana Paula Pontes


"Crianças precisam dormir bem. Isso não é nenhuma novidade para você, mas, cada vez mais, elas têm descansado menos. Novos estudos comprovam o quanto a má qualidade de sono pode prejudicar o desenvolvimento, seja em relação ao desempenho escolar quanto no comportamento.

"Um estudo recente realizado na Universidade de Helsinki, na Finlândia, revelou que aqueles que dormem menos de 7,7 horas têm maiores níveis de
hiperatividade e déficit de atenção e impulsividade. Outra pesquisa, da Universidade de Montreal, no Canadá, também alertou para o problema. Além da hiperatividade, o resultado da análise revelou que o risco de obesidade aumenta em crianças que não dormem pelo menos seis horas consecutivas.

Segundo Maria Amparo Martinez Descalzo, pediatra do Hospital Santa Catarina (SP), as crianças que dormem mal ficam mais irritadas e agitadas durante o dia e, muitas vezes, são vistas como hiperativas, quando no fundo o problema está na qualidade do
sono.

Já, para os quilos a mais, Jacques Montplaisir, um dos autores do estudo canadense, afirma que ao dormir menos há uma desarmonia nas liberações hormonais no organismo. O estômago, por exemplo, acaba secretando hormônios que estimulam o apetite. “A criança que dorme mal, não consegue seguir uma
dieta equilibrada e fica mais tempo na televisão e no computador porque não tem disposição para fazer atividades físicas”, diz Amparo.


Sono saudável

Além da rotina, com horários estabelecidos para acordar, dormir e fazer refeições, a atenção dos pais é fundamental para melhora na qualidade do sono dos pequenos. Tudo bem que você trabalha o dia todo e só chega em casa à noite. Separe um tempo ao retornar do trabalho e se dedique exclusivamente à criança. Isso é o suficiente para que ela se sinta cuidada pelos pais e fique tranqüila, fazendo com que durma bem à noite.

Um vilão no sono do seu filho é o
excesso de atividades em seu dia a dia. “A estimulação desordenada da criança, quando ela tem que dar conta das aulas de natação, judô, inglês, computação, a estressa antes do tempo. Crianças precisam de tempo para brincar, afirma Amparo.

"E o estilo de vida desde cedo pode trazer conseqüências na vida adulta. Pesquisa realizada pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, sugere que crianças que não dormiram o suficiente na infância apresentaram mais chance de ser obesas aos 32 anos de idade. “Se a criança aprendeu desde pequena que tanto faz comer isso ou aquilo e dormir em qualquer horário, ela cresce com esse conceito”, constata Amparo. Por isso, ainda bebê, é importante estabelecer uma rotina de sono para o seu filho."

Postar um comentário

0 Comentários