"Prisão de ventre"

"Prisão de ventre"

"   Prisão de ventre"

"O incômodo ocasionado pela prisão de ventre é conhecido por muitos brasileiros. De acordo com a Associação Americana de Gastroenterologia, cerca de 20% da população brasileira sofre com a constipação intestinal, ou seja, têm dificuldade para evacuar.Outro dado curioso é que os sintomas são três vezes mais freqüentes em mulheres e as causas são as mais diversas, indo desde timidez em usar outro banheiro que não seja o habitual, até influências de algum medicamento, como por exemplo, analgésicos e antidepressivos.
Além destes fatores, uma dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos e o não-atendimento, repetidamente, à "chamada" da evacuação também podem causar a prisão de ventre.

Pelo fato de serem as mais atingidas, as mulheres também são as que mais se automedicam com diferentes tipos de laxantes.No entanto, o médico e professor de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da PUC Campinas, Flávio Quilici, diz que este tipo de medicamento pode ser prejudicial à saúde, se usado de forma abusiva. " O uso prolongado de laxativos sem orientação (em especial os que irritam as terminações nervosas do intestino, como sene, cáscara sagrada, ruibarbo e fenolftalerina) podem provocar uma piora acentuada da própria constipação, pois eles acabam por inibir os movimentos intestinais", explica.Um estudo feito pelo Departamento de Cirurgia Colorretal da Cleveland Clinic Florida, nos Estados Unidos, em 1998, mostrou que 40% dos pacientes que usaram laxantes três ou mais vezes por semana, durante mais de um ano, apresentaram lesões na anatomia intestinal.O especialista afirma também que o uso recomendado para que não haja futuros danos à saúde é o menos possível. " A freqüência ideal é o mínimo tempo necessário para regularizar o funcionamento intestinal", diz.De acordo com Flávio, o tratamento ideal para o bom desempenho do intestino é uma dieta rica em fibras e com muita ingestão de líquidos. Além disso, é importante atender ao reflexo evacuatório, sempre que possível. Frutas como mamão, laranja, ameixa e melão, verduras e cereais também facilitam a eliminação das fezes.Ele ressalta ainda que praticar algum tipo de atividade física bastante, não só na resolução do problema, como também na prevenção. Caso nenhuma das alternativas melhore a constipação intestinal, o melhor remédio é procurar um especialista."

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Um belo texto sem dúvida.

    Nossa vída pode ser transformada com simples mudanças de hábitos.

    ResponderExcluir
  2. oi
    Janio
    Para você ver ...
    Tudo é muito simples. Basta um pouco de força de vontade.

    ResponderExcluir

♂♀comente aqui♂♀
...!...
♂♀