♂Saúde ♀ diversas categorias - dicas♀

Pesquisar

categories

...confira: " voltar a andar depois de transplante de células"....paralítico é o primeiro do mundo"




Paralítico é o primeiro do mundo a voltar a andar depois de transplante de células





Em 2010, Darek Fidyka, um polonês de 40 anos, foi atacado a golpes de faca que o deixaram paralítico e sem esperança de um dia voltar a andar.
Isto até pouco tempo atrás. Graças a um novo tratamento com transplante de células, Darek ganhou novamente sensibilidade nas pernas e boa parte do seus movimentos.

Uma equipe de pesquisa do Institute of Neurology, da University College London (Reino Unido), desenvolveu um tratamento com células retiradas do sistema olfatório de Darek, mais especificamente as células glia olfatórias, do bulbo olfatório, para regenerar a coluna que foi partida.

O sistema olfatório é interessante: toda vez que cheiramos algo, as moléculas do odor entram em contato direto com as células nervosas, danificando-as. As células glia olfatórias, ou olfactory ensheathing cells (OECs) em inglês, fornecem um caminho para as fibras nervosas se regenerarem.
 


Uma das vantagens de usar o bulbo olfatório do próprio paciente é que não há perigo de rejeição, e não há a necessidade de tomar medicação anti-rejeição. Embora o procedimento nunca tenha sido usado em seres humanos, ele já havia sido testado em animais.

Em um primeiro procedimento cirúrgico, a equipe retirou um dos bulbos olfatórios de Darek e colocou as células em uma cultura. Duas semanas mais tarde, as OECs foram implantadas na sua coluna, unindo os nervos que haviam sido seccionados no ataque. Cerca de 500.000 células foram colocadas em 100 microinjeções acima e abaixo do ferimento.
Além disso, quatro finos feixes nervosos retirados do calcanhar do paciente foram colocados no espaço vazio de 8mm à esquerda do nervo. Os cientistas acreditam que as células implantadas permitiram a recriação de um caminho nervoso entre os enxertos de nervos e os nervos da espinha.

Darek, que antes da cirurgia fazia tratamento de fisioterapia sem mostras de evolução, começou a apresentar melhoras. Seis meses após a cirurgia, fez a sua primeira tentativa de caminhar ao longo das barras paralelas, apoiando-se nelas.
Atualmente, dois anos depois do tratamento, ele pode caminhar ao ar livre usando um apoio, recuperou a sensibilidade na bexiga e intestino, e também a função sexual. [BBCNews Health]


fonte: hypescience



comente aqui  

 




Share:

curti


Share:

como sair do sedentarismo?... com atitudes simples...aprenda como:






Aprenda como sair do

 

sedentarismo 

 

com atitudes simples

 

Atividades físicas em casa e no trabalho 

 

combatem 

 

 

sedentarismo. 

 

Confira como fazer.






Você está preocupado com sua saúde porque trabalha em frente ao computador o dia todo? Não encontra tempo para praticar exercícios e quer descobrir como sair do sedentarismo? Algumas atitudes no seu dia a dia podem fazer a diferença, e você nem precisa ir muito longe para isso.
Já pensou em trocar o carro pela bicicleta ou mesmo caminhar até o trabalho? Você também pode dar preferência pela escada em vez do elevador. É mudando os hábitos diários que você se torna mais ativo. Conheça algumas dicas para agregar mais saúde ao seu dia a dia.
como sair do sedentarismo
Troque a cama e o computador por alongamentos e caminhadas curtas. Foto: iStock, Getty Images

Como sair do sedentarismo durante a

 rotina?

Será que há como sair do sedentarismo dentro do trabalho? É possível, sim, praticandoginástica laboral. Esse tipo de atividade é feito com alongamentos em diversas partes do corpo, como tronco, cabeça e membros. Os exercícios evitam dores e lesões, principalmente as de esforço repetitivo.
Para quem trabalha em escritório, geralmente é mais complicado sair do sedentarismo se o trabalho é atrás de uma mesa. Por isso, faça pequenas pausas no expediente, nem que seja apenas para ir ao banheiro. Levante-se a cada hora e dê uma caminhada, vá até a janela, estique o corpo, o que for necessário para não ficar tão parado.
Se você está com um calçado adequado para caminhar (tênis ou salto baixo) e trabalha ou mora em um prédio, que tal trocar o elevador pela escada? Suba pelo menos três andares e desça cinco. O gasto calórico é de, aproximadamente, 220kcal. Porém, a atividade não é recomendada para quem tem doenças ortopédicas ou nas articulações.
Você vai e volta de ônibus no trajeto entre o trabalho e sua casa? Que tal descer um ou dois pontos antes e seguir caminhando? Esse exercício já permite que você queime algumas calorias e mantenha o funcionamento do corpo. Mas faça isso apenas em locais seguros, onde haja movimentação de pedestres.
como sair do sedentarismo

Combatendo o sedentarismo em casa

Por que contratar uma diarista para limpar sua casa? Faça você mesmo a faxina e queime até 300kcal por hora. Os serviços domésticos são uma excelente opção para quem não quer sair de casa e precisa se exercitar ao mesmo tempo. Agora, se você não conseguir fazer isso semanalmente, o simples ato de arrumar a cama já é um bom começo.
Você precisa ir até o supermercado comprar alguns ingredientes para o jantar? Evite o carro e siga a pé. Você consegue sair do sedentarismo e ainda fazer um leve carregamento de peso com as sacolas.
Não fique apenas na frente da televisão durante suas folgas. Levante-se, faça alongamentos em períodos de uma hora. Relaxe, concentre-se, medite e saia do computador. Para melhorar seubem-estar, você deve conseguir esvaziar a mente e focar apenas no seu corpo por algum tempo.
Para sair do sedentarismo de vez, no entanto, você precisa unir práticas de exercícios diários a uma boa alimentação. Mesmo que você consiga fazer caminhadas de uma hora, não adiantará nada se você passar a noite toda comendo biscoitos e frituras. Prefira as frutas e os legumes, sempre moderando o cardápio.
Viu como atividade física não tem hora nem lugar para ser feita? 

comente aqui  

 



Share:

Saiba o que a boca revela sobre a saúde..."a saúde começa pela boca"

No Dia da Saúde Bucal (25 de outubro)
  ...
Teste

..." o que a boca revela sobre a 

sua 

saúde?"

A saúde bucal pode ser reflexo de uma série de problemas




por Ana Paula de Araujo
 

Você já deve ter escutado a famosa frase "a saúde começa pela boca", certo?

A ciência prova que ela está correta. 

A boca não apenas é a principal entrada de nutrientes do corpo como pode ser um ótimo espelho para saber como anda a sua saúde. 

Ela pode manifestar sinais decorrentes de uma série de doenças, como diabetes e até mesmo HIV. 

Por isso, vale consultar regularmente um dentista de sua confiança, observar sempre a aparência de seus dentes, manter a higienização em dia e investir em uma alimentação saudável. 

No Dia da Saúde Bucal (25 de outubro), faça o teste a seguir e descubra o que os sinais na sua boca podem revelar sobre você. 



 
É possível identificar o diabetes pela boca? 














É possível identificar o diabetes pela boca?
 



Nota: O diabetes pode ser facilmente identificado pela boca. 

Ele se manifesta de diversas maneiras, com aumento de acidez e viscosidade salivar, manchas brancas nos dentes, alterações das gengivas, ardor na língua, hálito cetônico ("doce") e distúrbios de gustação, segundo informam as dentistas Marilene Guedes e Sandra Cristiane Guedes Radaic.  

A boca seca (xerostomia), outro sintoma, dificulta a higiene e pode levar ao mau hálito, como explica o cirurgião dentista Mario Guanaes Simões Filho.


O diabetes pode agravar a incidência de doenças gengivais?




 Sim.


O diabetes pode agravar a incidência de doenças gengivais.
 



Nota: O diabetes afeta a capacidade imunológica do doente e cria dificuldades na cicatrização, causadas pela insuficiência vascular periférica, o que o deixa o indivíduo mais propenso a infecções. A odontologista estética Cristiane Lancet explica que, com mais glicose e cálcio na saliva, a quantidade de tártaros nos dentes aumenta, o que leva aos males das gengivas - presentes em 75% dos diabéticos. "A progressão e a severidade desses problemas são mais rápidos nos pacientes mal controlados", diz.


 

Pessoas com osteoporose podem ter os  dentes comprometidos?



Sim, 
pois isso mexe com os ossos que 
seguram os dentes.
 
Nota: A osteoporose não perdoa. 

Segundo o cirurgião dentista Mario Simões Filho, embora o cálcio dos ossos nada tenha a ver com o dos dentes
a doença provoca perdas ósseas bastante significativas

Com menos densidade óssea, a fixação dos dentes fica comprometida, podendo levar até mesmo a sua perda e, ainda, à dificuldade de fazer implantes e fixar próteses, como explica a odontologista estética Cristiane Lancet.


As emoções influenciam a saúde bucal?
...SIM ...
Sim, principalmente o estresse....principalmente o estresse"... 
 
Nota: Embora não influencie diretamente, o estresse é responsável pela diminuição da capacidade de defesa do indivíduo, o que piora as condições dos tecidos periodontais, de acordo com as odontologistas Marilene Guedes e Sandra Radaic. No entanto, o cirurgião dentista Mario Simões Filho lembra que o estresse é a causa direta de hábitos parafuncionais de apertamento cêntrico e excêntrico , ou seja, o bruxismo , que leva ao desgaste da estrutura dental e das gengivas.























Qual a relação entre o vírus HIV e doenças da boca?


Portadores do vírus possuem baixa imunidade, facilitando a instalação de vírus.
Nota: Por conta da baixa imunidade dos portadores de HIV, é comum que vírus e fungos oportunistas se instalem na boca. 

Entre as manifestações comuns, está a candidíase, herpes simples, leucoplasia pilosa (lesão branca fortemente associada ao HIV), GUN (gengivite ulcerativa necrosante), gengivite e periodontite, lembram as odontologistas Marilene Guedes e Sandra Radaic.



Quais outras complicações podem mostrar sintomas na boca? 



Hipertireoidismo

hipotireoidismo, 

anemia 

 e 

leucemia.

 
Nota:

Muitas doenças

podem se manifestar na boca,

entre elas

hipertireoidismo (aceleração na erupção dos dentes),

hipotireoidismo (aumento do tamanho da língua

e

palidez das mucosas),

anemia                                                    


(perda do paladar,

língua sensível                                      

e

dolorosa                                                 

e

queilite angular - uma inflamação no ângulo dos lábios)

e

leucemia (úlceras da mucosa oral, esquimoses e hematomas),

como exemplificam as dentistas Marilene Guedes e Sandra Radaic.


Por que grávidas possuem maior prevalência de doenças na gengiva?


Porque nelas há mais bactérias que causam essas doenças.
 
Nota: A gravidez, por si só, não causa gengivite, mas agrava as doenças já existentes na gengiva.

Estudo realizado na Carolina do Norte aponta que 18% dos partos prematuros e de crianças que nascem com baixo peso são causados por doenças periodontais.

As dentistas Marilene Guedes e Sandra Radaic contam que, nessas mulheres, há maior prevalência de bactérias que causam doenças na gengiva, muito parecidas com as que causam inflamações no fluido e nas membranas amnióticas.

A boca pode refletir como está sua alimentação?



Sim, ela manifesta ausência de vitaminas.
 
Nota: A boca denuncia como está sua alimentação. 

Falta acentuada de vitamina C, segundo as dentistas Marilene Guedes e Sandra Radaic, causa a chamada Gengivite Escorbútica, caracterizada pela gengivite ulcerativa com o desenvolvimento rápido de bolsas periodontais (espaços entre os dentes e as gengivas), seguidas de perda do dente

Já a deficiência de vitamina D - o raquitismo - leva a erros na mineralização, podendo aumentar a incidência de fraturas na mandíbula.

  +++
 
Ingerir muito flúor faz bem aos dentes? 

Não, 
  
esse excesso causa manchas nos dentes.
 
Nota: Assim como deficiências podem ser detectadas pela boca, excessos também se refletem nela.

A fluorose, causada pela ingestão excessiva de flúor, é muito comum em crianças, que engolem a pasta de dente ou a espuma enquanto escovam os dentes

"Ela se caracteriza por manchas brancas, amarelas e até marrons nos dentes e, em casos mais graves, causa problemas estruturais da formação do esmalte", pontua o cirurgião dentista Mario Simões Filho. Por isso,

cuidado redobrado com os pequenos!

Como a bulimia se manifesta nos dentes?



 
Ela compromete os dentes, o que fica visível em uma análise.
 
Nota: Muitas vezes, o primeiro profissional a diagnosticar um distúrbio alimentar como a bulimia é o dentista. Isso porque o ácido vindo do estômago provoca uma corrosão extremamente agressiva aos dentes, como afirmam as dentistas Marilene Guedes e Sandra Radaic.

"Esses ácidos removem o cálcio e o flúor dos dentes e os tornam frágeis, quebradiços e manchados", adiciona Mario Simões. Essa fragilização pode levar ao total comprometimento dos dentes.

Má higienização bucal pode agravar quais doenças?



 
 


 
Doenças do coração. 
 

Nota: Pessoas que usam marca-passo ou com má formações de válvulas cardíacas precisam tomar ainda mais cuidado com sua saúde bucal.

As bactérias oriundas de problemas endodônticos (canal) e periodontal (gengivas), quando caem na corrente sanguínea, acabam se alojando nessas imperfeições do coração e lá se desenvolvem. Segundo o cirurgião dentista Mario Guanaes Simões Filho, isso pode levar até mesmo à morte por endocardite bacteriana.
 






O que a boca revela sobre a saúde?








fonte:
.minhavida.
Share:

Seguidores

Health ♂ ♀ various categories - tips ♀

Health ♂ ♀ various categories - tips ♀

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

Marcadores

academia ácido graxo ácido úrico acne acredite açúcar água água de coco ajuda álcool alcoolismo alimentação alimentar alimento alimentos Alzheimer amor amung analgésicos anemia anestesia animações 3D ansiedade anti obesidade Antibióticos aparelho ortodôntico apnéia Apneia do sono arterioesclerose artes artistas asma aspirina ataque cardíaco atualidades autismo auto-ajuda auto-estima AVC babosa bactéria bactérias barriga batida bebês beleza bem estar bexiga bile Biópsia bipolar blog boca bocadicas Brandão Brasil bullying bursite cabeça cadastro cálcio caminhada camomila campanha Campina Grande cancer câncer cardíacos cardiologista cardiovasculares carreira casa células celulite celulites chá verde chia CHUPETA ciência cientistas cigarro circulação cirurgias de obesidade cirurgias plásticas cistite Clínica colesterol coletor menstrual colo de útero coluna colunistas combater comente aqui comida compartilhe comportamento computação tecnologia computador concurso concursos congênitas conquistas Contador visita. contato Contraindicações convênios copa do mundo 2014 coração corpo corrida criança crônica cuidados culinária curiosidades cursor curti dedos demência dengue dentes dentista dentistas depressão dermatologista designers designs detox dia a dia dia do doador de sangue diabesidade diabete Diabetes diagnóstico diarréia dicas dicas pés dieta dietas dietética dinheiro diversos doação de sangue doença doenças dor crônica dor de cabeça dores dores de cabeça dormir downloads legais drinques drogas educação educação sexual emagrecer Endometriose engordar enjoo entretenimento envelhecimento enxaqueca epidemia ergonometria ES Escherichia coli escola Esporte esportes esportiva esquisofrenia estética estilo estômago estresse estresse e depressão Estresse...câncer exames tratamento exercício exercícios exercícios físicos facebook fale conosco Família fármacos febre de chikungunya fibromialgia filho físicos fisioterapia fonoaudiólogo força-verde Fruta Noni frutas fumantes fumar fumo futebol gel de babosa ginástica laboral ginecologia globo gripe hardware HDL helpsaude hemorróida hepatite B higiene HIV homem homenagem hormônios hormônios sexuais horta hospital HPV idosos imposto de renda imunidade imunização incrível infantil infarto infecção infecções infertilidade inflamações informação internacional internet introdução iPad iPhone iPod Touch jardim jogos laboratório LDL LER lesão por esforço repetitivo linfoma Linfoma Não-Hodgkin linke-me links links úteis lombalgia lombar longevidade Luiz Frizzera Borges Lula Lunette má circulação mal de Alzheimer medicamentos medicina médico médicos melancia meninas menopausa mensagem mente mentira microcefalia microsoft minha minha vida Ministério da Saúde morre mouse msn msn leucemia mulher mulheres mundo nacional nariz nervoso neuroreabilitação Neymar Noni notícias notícias populares novidades nutrição nutricionistas nutrólogo o que é obesidade obstetrícia odontologia oftalmologista olho olhos ômega 3 oncologia orégano ossos osteoporose ovo pacientes pagerank painço papanicolau papilomavírus paralítico parar de fumar parcerias passos patologias peixe perda de peso pés peso pintas planos de saúde PNB pneumonia politica de privacidade potássio povo presidente pressão alta prevençao prevenção prevenir prisão de ventre processo produtos naturais professores profissões prognóstico próstata psicologia psicopata Psiquiatra psiquiatria reabilitação receitas recorde remédio Remédios Caseiros reportagens reprodução respira respostas reumatismo reumatologia rim rins riscos rizotomia Ronaldo Saiba sangue saudável SAUDE saúde saúde mental seca barriga sedentarismo seleção sem álcool sementes de melancia sexo sífilis sinais sintomas sono suco de uva suco emagrecedor suco saladão sucos suor superbactéria KPC teclado tecnologia tecnologias tendinite terceira idade testes tetris toc trabalho transtorno transtorno-obsessivo-compulsivo transtornos mentais tratamentos caseiros triglicérides truques turma da Mônica twitter urinária uva vacina vacinação vacinas vagas valorize verde viagem viciado vício vida vídeo vídeos violência visão Visitas online vista Vitória wufoo youtube

Arquivo do blog

destaque

"Conheça os melhores temperos para cultivar uma horte em casa"

..."8 temperos para plantar em casa" "Conheça os melhores temperos para  cultivar uma horte em casa" POR...