"Vacinação contra o HPV começa nesta segunda em CG e deverá atender 10 mil meninas"

"Vacinação contra o HPV começa nesta segunda em CG e deverá atender 10 mil meninas"


Vacinação contra o HPV começa nesta segunda em CG e deverá atender 10 mil meninas


09/03/2014 | 18h43min





A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande dará início, nesta segunda-feira, 10, à campanha para vacinar meninas de 11 a 13 anos contra o HPV (papilomavírus humano). 

A abertura da mobilização vai acontecer na Escola Municipal Roberto Simonsen, no bairro do São José, às 08h, com ações educativas para os pais, professores e estudantes sobre a importância da vacina na prevenção ao câncer de colo de útero. A expectativa é que 9.982 adolescentes campinenses nessa faixa etária (80% do total) sejam vacinadas este ano.



As ações de conscientização da introdução da vacina no calendário de imunização vão ter continuidade durante toda a semana. A primeira dose começará a ser disponibilizada nas escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a partir da terça-feira, 11. 

A segunda deverá ser aplicada seis meses após a primeira e a terceira dose deverá ocorrer cinco anos depois. 


Como a vacina não é compulsória, só serão vacinadas nas escolas as meninas autorizadas pelos pais ou responsáveis.



A vacina tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus HPV. 


De acordo com o Ministério da Saúde, ela previne contra quatro tipos da doença, sendo dois deles os responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro tipo de câncer que mais atinge as mulheres brasileiras.




A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Miralva Cruz, enfatizou que a vacinação é um método preventivo, mas que, após o início da vida sexual, a menina deve se submeter também a exame conhecido como papanicolau

A vacina protege dos subtipos 16 e 18 do HPV, mas não de todos os subtipos do vírus nem das demais doenças sexualmente transmissíveis,

como 
HIV,
sífilis e
hepatite B”,
lembrou."




Abertura da Campanha

Local: Escola Municipal Roberto Simonsen

Endereço: Rua Carlos Chagas, 261 - São José

Horário: 08h
Assessoria 

 fonte:
 paraiba




comente aqui

 

Postar um comentário

0 Comentários