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27/11/2013

"Ômega-3 pode ajudar no tratamento da depressão?"


Estudos mostram-se otimistas no tratamento da depressão, ansiedade e estresse com ácidos graxos ômega 3, e isto está despertando muita atenção na comunidade médica.

Cerca de 60% do cérebro é composto por gordura, sendo o ômega-3 a principal.

Quando a quantidade de ômega-3 ingerido na dieta é insuficiente, outras gorduras passam a atuar na composição da massa encefálica originando um desequilíbrio no metabolismo e saúde neuronal.

Por exemplo, as membranas dos neurônios tornam-se mais rígidas e isso implica em demora na transmissão sináptica, consequentemente, o raciocínio torna-se mais lento e confuso prejudicando, inclusive, a memória. 

Aumentar as quantidades de gordura ômega-3 na alimentação tem se mostrado capaz de atenuar esses problemas. 

As principais fontes de
gordura ômega-3

provém dos
peixes

(salmão,
linguado,
pescada,
peixe espada,
ostras,
sardinha,
arenque
e
atum),

estas constituem

as gorduras

conhecidas como

EPA e

DHA.

Existe outro tipo de

ômega-3 o ALA,
presente na linhaça,
tofu
e

óleo de canola,
esta gordura tem de
ser convertida em
EPA
e
DHA
para ser aproveitado pelo organismo.

Uma vez que apenas 5% do total ingerido desse tipo de gordura é convertido com sucesso em DHA e EPA, torna-se inviável a substituição do peixe por qualquer outro produto. 

O jeito então é abusar do sushi, sashimi e, para aqueles que não são fãs da culinária japonesa, restam os ensopados, assados e os sanduíches com atum, o importante é não tirar o peixe do cardápio. 

"por Dr Gustavo Otto Dotto Haupt "


"Conteúdo fornecido pelo Dr Gustavo Otto, cliente HelpSaúde, médico que atua na área de melhora de performance esportiva e nutrição.
''


"Saiba mais sobre o câncer e como se prevenir"







Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de

100 doenças que têm em comum o crescimento

desordenado (maligno) de células que invadem

os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se

(metástase) para outras regiões do corpo. A

prevenção do câncer nem sempre é possível,

mas há fatores de risco que estão na origem de

diferentes tipos de tumor.

Confira as 10 dicas do INCA para se proteger do câncer:

1. Pare de fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer. Se precisar de ajuda, consulte um psiquiatra para ter suporte com programas de anti-tabagismo.
2. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Procure um nutrólogo ou um nutricionista para ter uma dieta adequada.

3. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinques por dia. As mulheres devem se limitar a um drinque.
4. É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata. Homens com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação da doença a partir dos 45 anos. Procure um urologista perto de você.

5. Pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana. Se precisar, procure um educador físico.

6. As mulheres com 40 anos ou mais devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer uma mamografia a cada dois anos. Mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc, diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar anualmente o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade. Consulte um mastologista.
7. As mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar o preventivo ginecológico periodicamente. Após dois exames com resultado normal com intervalo de um ano, o preventivo pode ser feito a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas. Visite seu ginecologista.

8. É recomendável que mulheres e homens com 50 anos ou mais realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos. Consulte-se com um clínico geral.

9. Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Um dermatologista pode ajudá-lo a se proteger e a diagnosticar algum problema com antecedência.

10. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.

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fonte:helpsaude


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