" obesidade faz pessoas desacelerarem ritmo de atividade"...é preciso se exercitar e manter hábitos saudáveis para conseguir emagrecer e manter o peso "

" obesidade faz pessoas desacelerarem ritmo de atividade"...é preciso se exercitar e manter hábitos saudáveis para conseguir emagrecer e manter o peso "



Pesquisa comprova: obesidade faz pessoas desacelerarem ritmo de atividade Barcroft/Reprodução

Pesquisa comprova: obesidade faz pessoas desacelerarem ritmo de atividade

"Entre as obesas, a atividade caiu 8% do total de horas praticadas, ao longo do período de estudo"



Pesquisa comprova: obesidade faz pessoas desacelerarem ritmo de atividade

Entre as obesas, a atividade caiu 8% do total de horas praticadas, ao longo do período de estudo



Pesquisa comprova: obesidade faz pessoas desacelerarem ritmo de atividade Barcroft/Reprodução
 Foto: Barcroft / Reprodução

"Estudo reflete o que já sabemos:

 é preciso se exercitar 

 e manter hábitos saudáveis 

para conseguir emagrecer 

e manter o peso "


As mulheres que lutam contra obesidade crônica se envolvem em menos atividade física rotineira, mostra uma nova pesquisa, confirmando o que pode parecer óbvio para alguns. 

O endocrinologista Fabiano Sandrini comenta que, apesar de rumores, este é o primeiro estudo a estabelecer com rigor o que a maioria dos cientistas há muito tempo já presume: que a obesidade de fato tem um impacto negativo sobre hábitos de atividade de um indivíduo.


— Este estudo, relatado na revista Obesity, investigou os fatores que aumentam o risco de obesidade, como as doenças crônicas. 

No entanto, a inatividade física também está associada, de forma independente, com muitas destas enfermidades. Por isso também foram pesquisados os fatores que influenciam os níveis de atividade — explica.

A pesquisa mostra que a inatividade física e a obesidade podem estar envolvidas em um ciclo, em que os níveis mais baixos de atividade levam ao ganho de peso e, consequentemente, a graus ainda mais baixos de exercícios. 

Sandrini destaca que, para explorar como a obesidade pode diminuir os níveis de atividade entre as mulheres, os autores fizeram testes em 250 pessoas do sexo feminino de meia-idade.


Cerca de metade das participantes foram diagnosticadas como obesas. A equipe anexou acelerômetros amarrados a todas as participantes do estudo e deu orientações a serem seguidas. Isto permitiu com que os pesquisadores pudessem avaliar o tempo total gasto com atividade física moderada ou vigorosa — diz.

Entre as participantes obesas, a atividade física caiu 8% do total de horas praticadas, ao longo do período de estudo de 20 meses. Isso equivale a uma perda de 28 minutos ativos por semana, segundo os pesquisadores. Já nas mulheres não obesas, não foi apontada uma diminuição nas rotinas de atividade física. Esta descoberta aponta que, por mais simples que pareça, é de extrema importância manter um estilo de vida ativo e um peso saudável.


— Parece óbvio, mas não é. 

Sabemos que a obesidade está claramente relacionada a um comportamento mais sedentário

Certamente, quando você se torna obeso, é mais difícil de mover o corpo.  

Por isso, este estudo reflete o que no fundo já sabemos: 

que é preciso se exercitar e manter hábitos saudáveis para conseguir emagrecer e manter o peso — afirma. 
DIÁRIO CATARINENSE

fonte:


-->

Postar um comentário

0 Comentários