♂Saúde ♀ diversas categorias - dicas♀

♂Saúde ♀ diversas categorias - dicas♀

Pesquisar

25/10/2010

"O que é a superbactéria KPC?"

"   O que é a superbactéria KPC?"


"  Recentemente tem-se noticiado em todos os meios de comunicação sobre uma nova epidemia: a superbactéria KPC que está atacando os brasileiros e, acima de tudo, causando mortes. Mas o que é essa tal de superbactéria KPC? Como se proteger? Como ela é transmitida e quais os sintomas? A resposta para todas essas e outras perguntas você confere neste artigo."

"   O QUE É A SUPERBACTÉRIA KPC?

 
A Klebsiella pneumoniae Carbapenemase (KPC) é um mecanismo de resistência de bactérias a um grupo de antibióticos. Ao adquirir uma enzima, a bactéria se tornou resistente a um grupo de antibióticos, incluindo os mais potentes contra infecções. Traduzindo: uma pessoa que está infectada com algum tipo de bactéria, ao tomar antibióticos para combater a mesma, algumas acabam resistindo ao medicamento e transmitem essa resistência às outras bactérias, criando assim uma superbactéria.
COMO SE PROTEGER DA SUPERBACTÉRIA KPC?

 
Uma das causas da proliferação da superbactéria é a falta de uso de materiais de higiene médico-hospitalar básicos como luvas, máscaras e álcool, além da falta da prática de hábitos, como o de lavar as mãos após o contato com pacientes. Portanto, a forma de se proteger é mais que óbvia: ter higiene.

COMO É TRANSMITIDA E QUAIS OS SINTOMAS DA SUPERBACTÉRIA KPC?
A bactéria pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de objetos. A lavagem das mãos é uma das formas de impedir a disseminação da bactéria nos hospitais. Os principais sintomas são pneumonia e infecção urinária. Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

COMO SE PROTEGER DA SUPERBACTÉRIA KPC?
- Evite ambientes hospitalares, mas se for necessário, lave bem as mãos e utilize álcool gel. Faça isso antes e depois de sair do ambiente.


- Evite tocar nos objetos de hospitais, como portas, balcões, mesas e qualquer acessórios.


- Evite uso de antibióticos que não sejam realmente necessários. Procure seu médico antes de ir à farmácia comprar remédios.

QUE MEDIDAS O GOVERNO BRASILEIRO ESTÁ TOMANDO PARA COMBATER A SUPERBACTÉRIA KPC?                            

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pediu neste domingo (24) tranquilidade em relação à proliferação da superbactéria KPC. "  A população fique tranquila porque essa é uma situação que acontece apenas em ambiente hospitalar e em pacientes debilitados", disse ele após participar de encontro em São Paulo sobre a definição de diretrizes para minimizar o risco cardíaco em pacientes em tratamento contra o câncer.

Segundo o ministro, com a adoção de medidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), "  a situação vai ficar sob controle".

Entre as ações da Anvisa, está a norma que determina a retenção da receita médica na compra de antibióticos. Isso para impedir muito o que hoje é um problema seríssimo, que é a automedicação, o uso abusivo e indiscriminado. Uma das formas de evitar a contaminação é exatamente o uso desnecessário e indiscriminado de antibióticos.

A Anvisa anunciou na última semana a obrigatoriedade da instalação de dispensadores de álcool em gel nos hospitais e clínicas públicas e particuladres.

A anvisa também recomenda os cuidados de higiene tanto dos profissionais de saúde quanto das pessoas que visitam os pacientes. O simples ato de lavar as mãos pode evitar muita coisa.

MAPEAMENTO DOS CASOS DE SUPERBACTÉRIA KPC NO BRASIL

Atualmente não existe um diagnóstico sobre a expansão da contaminação pela KPC no país. Os registros oficiais ainda estão restritos ao Distrito Federal, com 183 casos e 18 mortes, e aos estados do Paraná, com 24 casos; da Paraíba, com 18; do Espírito Santo, com três; de Minas Gerais, com 12; de Santa Catarina, com três; de Goiás, com quatro; e de São Paulo, com 70 casos e 24 mortes. Os dados são da Anvisa e das secretarias estaduais de Saúde."






fonte e créditos:
http://www.castrodigital.com.br



♂♀ http://saudediversascategoriasdicas.blogspot.com

13 comentários:

  1. É bastante preocupante, principalmente com a falta de médicos , nos hospitais, posto de saúde etc. Imaginem que para agendar uma consulta a pessoa tem que acordar pela madrugada, sem contar que um mes ou mais tem que fazer a mesma coisa para confirmar a cunsulta. Pode?

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga Edilene, boa noite!!!
    Minha amiga, foi bom saber um pouco mais sobre essa nova super bactéria, vamos torcer para que consigam controlá-la rapidamente, que Deus no ajude a se livrar deste grande mal.
    Parabéns pela excelente postagem, adorei saber minha amiga!!!
    Beijos e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Luís,
    grata por apreciar o conteúdo,
    amigo

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo, parabéns...

    Só um trechozinho onde deve ter ocorrido um erro de digitação:
    "Uma das formas de EVITAR a contaminação é exatamente o uso DESNECESSÁRIO E INDISCRIMINADO de antibióticos."

    Espero que este agravo à saúde sobretudo do paciente debilitado venha a contribuir para a conscientização dos profissionais de saúde quanto às regras de biosseguraças tão preconizadas durante sua formação e negligenciadas na prática.E ainda servir de alerta aos auto-medicantes, que desprezando as implicações negativas dos medicamentos, sobretudo antibióticos, à saúde acabam fragilizando seu sistema imunológico e assim, todo o organismo.

    =*

    H.C.

    ResponderExcluir
  5. isso é alarmante, porque o brasileiro tem mania de deixar tudo pra depois, só quando acontece é que ele acorda. Já se fala sobre a falta de higiene nos hospitais, a muito tempo, acho que só quando começar a acometer os profissionais da saúde é que eles irão se dar conta do fato.
    acho também que essa higienização deveria ser obrigatoria,nas escolas, porque em tempo de seca as crianças frequentam mais os hospitais, e alguma pode contrair essa bactéria e transmitir à crianças que tem a saúde mais debilitada.

    ResponderExcluir
  6. NOS BRASILEIROS ESTAMOS MUITO PREOCUPADOS COM ESTA NOVA BACTERIA
    ASS.TEC. DE ENFERMAGEM ; THATIANA MACEDO

    ResponderExcluir
  7. amei as informaçoes estao otimas.eu estou fazendo uma pesquisa sobre superbacteria para a escola.esta tudo otimo!PARABENS !!!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,
    que bom ter sido útil
    as informações para teus estudos / escola

    ResponderExcluir

♂♀comente aqui♂♀
...!...
♂♀

Postagem em destaque

provar sanidade

||| ' O outro lado do paraíso ': Raquel ajudará a provar sanidade de Clara   Raquel e Patrick (Foto: Globo/Raquel ...

Seguidores


buscas populares …apareça nas buscas… cadastre seu web site aqui…/buscas populares…alô negócios !!!…
|| Пост!Featured on Hometalk.com