Estresse pode causar câncer, diz estudo...

Estresse pode causar câncer, diz estudo...

fonte:
Revista/Epoca/
0,,EMI116952-15257,00
-ESTRESSE+PODE+CAUSAR+CANCER+DIZ+ESTUDO.html





Estresse pode causar câncer, diz estudo

De acordo com pesquisadores americanos, condições estressantes podem emitir sinais que favorecem o desenvolvimento da doença
REDAÇÃO ÉPOCA


Estresse pode ativar mecanismos que favorecem o aparecimento do câncer
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Yale, nos Estados Unidos, publicado no site da revista Nature, afirma que o estresse pode emitir sinais que fazem com que células desenvolvam tumores.

O grupo liderado por Tian Xu, professor e vice-presidente do conselho de genética de Yale, descreve uma nova maneira pela qual o câncer age no organismo. De acordo com o estudo, as mutações que causam o câncer podem atuar em conjunto para promover o desenvolvimento de tumores mesmo quando localizados em diferentes células em um mesmo tecido. A tese vai de encontro à defendida pela maioria dos cientistas, que defendem que uma célula precisa de mais de uma mutação para que os tumores se desenvolvam.

Para chegar a essa conclusão, o grupo trabalhou com Drosophila melanogaster (conhecidas popularmente como moscas da fruta) para analisar as atividades de dois genes conhecidos pelo envolvimento no desenvolvimento de tumores. O primeiro é o RAS, que aparece em 30% dos cânceres. O outro é o gene scribble (“rascunho”), que contribui para o desenvolvimento de tumores quando sofre mutação.


Segundo os resultados, uma célula com apenas a mutação RAS é capaz de se desenvolver em um tumor maligno se auxiliada por uma célula próxima que contenha um gene scribble defeituoso.

Os pesquisadores também observaram que condições estressantes, como uma ferida, por exemplo, podem disparar o desenvolvimento do câncer. O mecanismo por trás desse fenômeno, segundo os pesquisadores, é um processo de sinalização conhecido como JNK, que é ativado por condições de estresse.

“Diversas condições podem disparar esse processo de sinalização, seja o estresse físico ou emocional, infecções ou inflamações”, afirma Xu.

O estudo, segundo ele, deve apontar novas formas de prevenção e tratamento do câncer.

Faça seu comentário  |  Leia os comentários  |  Compartilhe  |  Imprimir  |  RSS  |  Celular  | 

Comentários

  • José Elias Aiex Neto | PR / Foz do Iguaçu | 22/01/2010 10:41
    Confirmando o que já era previsto
    O grande progresso da Medicina daqui para a frente vai se dar na área que estabelece a correlação entre o emocional e o imunológico. Concordando que o câncer tem um componente imunológico importante, pois o desenvolvimento de células cancerígenas só pode ser uma reação do organismo a uma situação que desequilibre a harmonia interna do ser, podemos estar chegando ao final da equação: qualquer situação que gera estresse por tempo prolongado ou reptidamente pode provocar uma reação do organismo no sentido de desenvolver uma reação contrária ao evento estressante. Tal reação pode ser através do aparecimento de células anômalas, ou seja, as cancerígenas. Depois de tais descobertas a chave para a humanidade ter uma vida mais saudável e mais prolongada será o encontro de mecanismos que reforcem o ser humano em sua luta contra o estresse. O grande problema é o estilo de vida contemporâneo, grande causador de estresse. Mudar o tal estilo sem dúvida fará parte do nosso cabedal de ferramentas para viver melhor.


  • suerly gonçalves veloso | SP / Moji das Cruzes | 20/01/2010 03:15
    Final
    Arte e artefato, Milagres são só boatos, Grunhir como um porco no fim do seu inchaço, É só o extrato, É somente para lembrarmos o dia do finado. Por enquanto estamos em pé, Mas só um instante, Aguardando a aurora, Somos mandados embora.


  • suerly gonçalves veloso | SP / Moji das Cruzes | 20/01/2010 03:14
    (Cont.)
    Estudando a historia de minha família, Observa-se que trazia a benzedeira escondidinha. Teve a saga de uma vidinha. Aportou-se na terra da comida trapeira, vindos da Bahia, Antes do território Paulista, Fixou ali sua freguesia, A disputa de bens sempre progredia. Mas era só ansiedade de noite e de dia. Quando a felicidade nascia, Uma Satã irmandade nos desafiava de covardes, E a felicidade escapava como cinzas indistintas. Planta-se roseira e colhem-se espinhos. Ninguém encontrará o caminho. Minha mãe relatou o mal caminho. Chorou esse mesmo caminho em Sombras que Passam. Justificou o mau destino e nunca ralhou com o menino. A vida é graça ( de engraçado) É trapaça Para uns tudo é destino. Na vida só mesmo rindo. Só rindo! Cristo menino assumiu um destino: Antecipou a esmola e partiu da terra de rala e rola. Não teria outro destino que pudesse ir suprindo (alterando), Preferiu o escambo (troca) do corpo que é dos outros (não nos pertence), Só traz desgosto, Não tem franquia senão na anarquia, Pois jamais existirá uma ordem algum dia. Uma constante que lhe possa dar bom dia. Até Buda disso sabia, e nem ele escapou da vida ousadia, Fria e que dispensa a pia, Pois negou deus e praticou que tudo é o próprio homem que cria. Mas morreu humano crente de que um dia novamente surgiria. Este mundo a ninguém espia. É inconstância, Má lembrança. Mistura de queijo e rato, Drama e teatro,



Política de Privacidade







http://saudediversascategoriasdicas.blogspot.com

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Não só o stress, mas raiva, rancor, esses sentimentos ruins tambem podem causar cancer.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá querida amiga Edilene,

    Post bem interessante, pois é uma grande verdade, já divulgada por muitos médicos.

    A mágoa e o ressentimento tamém motivam o despertar de um câncer.

    Parabéns pela matéria.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  3. Edilene, de muita utilidade a montagem dessa matéria com o caráter de informar e até mesmo levar-nos a uma reflexão de que é imprescindível vigiarmos nossa sáude física e mental. Abraço. Ivana

    ResponderExcluir
  4. Ivana
    querida
    sobrinha,
    obrigada pela visita,
    amei
    bjks
    linda


    Volte sempre!
    ;)

    ResponderExcluir

♂♀comente aqui♂♀
...!...
♂♀